sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Fugindo da competição...

Conversando com uma amiga esses dias sobre um assunto sério que sempre que vem, invade, porque circunda nossas vidas, lembrei-me de um outro "achado"...
É que nesta época de "precarização do trabalho" (palavras dela que leu de algum autor) e da formação de um exército de mão-de-obra reserva, devidamente "bem treinado" pelo neoliberalismo; e com todas as pendengas que temos que passar nesta "vida a vida" (palavras bonitas de Clarice Lispector) por conta deste papel "descartável" que representamos para o mercado (E me digam em qual "espaço" ainda esta lógica não se impregnou?); uma boa inspiração surge novamente no "achados e perdidos" de minha geladeira. rs
Não é aquilo de "abrir a geladeira para pensar", como boa parte de nós fazemos e que nos acarreta culpa por ser algo caro e ultra anti-ecológico. rs
Vou é meditar com as frases de uma estadista indiana escritas num dos imãs da minha geladeira.
"Há dois tipos de pessoas: as que realmente fazem as coisas e as que ficam com o mérito. Procure ficar no primeiro grupo. Há menos competição lá."
(Indira Gandhi)
Pelo menos (quem sabe) salvamos nossa alma da competição desenfreada por um pequeno "espaço", dentro de qualquer "espaço", para obter alguma parcela de auto-realização. Se é que ainda podemos sonhar como Marx e alguns de seus seguidores, com um trabalho que nos traga uma forma de nos realizarmos. (No entanto...) como professo a "Pedagogia da Esperança" bem ensinada por Paulo Freire, acredito que o melhor mesmo é ter um pouco mais de fé.
Então, "mãos à obra"! (Como diz um certo frei que conheço.)

Menina MA

Indira Gandhi. http://www.congresssandesh.com/oct-2003/images/indira_gandhi.jpg.
O título do livro da Clarice Lispéctor do qual retirei a expressão"vida a vida" é "Água viva". (Desculpem-me, mas não sei a página.)
O frei que cito por admirar muito sua coragem em ter idéias e percepções independentes (independentemente de ser ou não religioso) é o Frei Cláudio van Balen - que fala e escreve bonito... (Ele adora a palavra/expressão "beleza!")
Querem uma provinha? Leiam o artigo dele entitulado "Em busca de sentido" aqui http://www.igrejadocarmo.com.br/ Pesquise no link "artigos". Tem muitos outros textos interessantes, em minha opnião; mas acho que este possui um "link" especial com esta reflexão do blog.

Nenhum comentário: