terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vicente Maiolino, com todo prazer.



Há algum tempo não posto aqui, mas não poderia deixar de registrar este acontecimento que me atingiu, atingiu mais ainda outras pessoas e quiça uma boa parte de gente que indiretamente foi agraciada com sua arte, criatividade e talento.
Vicente Maiolino foi diretor de teatro, dramaturgo, encenador, figurinista, ator... Em suma, fazia teatro com as mãos, os pés, a cabeça... com seu corpo e toda sua alma.
Quem o conhecia via nele um personagem... Ele vivia e respirava como que dia e noite num palco. A vida em sua máxima intensidade.
Convivi com ele um bom tempo... pouco tempo... O tempo suficiente para saber que foi uma parte indispensável de tempo na minha experimentação do mundo. Uma mordida saborosa.

Como saborear direito a vida sem ter nela pelo menos uma boa pitada da arte???

Alguém tirou, porém, este mestre cuca daqui. Imagino que um ser humano que não teve quem lhe desse o bom alimento. A massa poderosa que fermenta, recria a vida e a reinventa mesmo quando falta a ela boa parte dos ingredientes.

12 furos; seis tiros que o atravessaram lado a lado. Acertaram seu corpo... imortalizaram sua alma.
Vicente Maiolino cumpriu, então, seu derradeiro papel. Mostrou como não se tem como... matar o personagem, como não se tem como... matar a sua arte; o bom alimento.
E recebe, então, seu merecido aplauso...
Ao contrário dos descrentes, creio que sua alma se corporiefica em sua tamanha importância e necessidade.
A morte mais violenta, mais fez sua alma ganhar corpo. Trouxe sua vida à tona, junto à dor, à incompreensão, para o cerne de um espetáculo.
Maiolino interpreta agora o seu mais importante papel.
E continuará em cartaz com seu público fiel a atrair platéias sedentas pela arte que a vida reinventa.

Um brinde a sua insurreição!

Maria

Obs.: Esta foto é da peça "A idade do sonho", em que dirigiu, atuou e recebeu muitos prêmios.
Posted by Picasa

3 comentários:

Dolores disse...

Quando vi a notícia da morte do diretor fiquei triste e lembrei de vc e do post que havia escrito sobre ele.
Seu texto está lindo, emocionante.
Beijos

Menina MA disse...

Obrigada querida,

Este é o processo de fazer ressurgir a vida dos que foram importantes, de maneiras diferentes.
Houve uma homenagem linda no Laurinda no domingo e este acontecimento me inspirou.

Anônimo disse...

Maria, somos irmãos do Vicente e com grande emoção que lemos este depoimento de amor e carinho pelo nosso amado e inesquecível Vicente que partiu e nos deixou tão sós. Obrigado pelo seu amor descrito em tão lindas palavras que só alguns detém esse dom, do qual ele também possuia com grande talento. Abrimos no orkut um espaço para depoimentos como este, "fãs de Vicente Maiolino", seria muito importante que você também participasse desse espaço conosco. Cristina Maiolino e irmãos. Beijos. lcmaiolino@uol.com.br